Conheça o Castelo de Neuschwanstein, o castelo da Cinderela, na Alemanha

Já ouviu uma história em que o castelo da Cinderela, aquele no Magic Kingdom, no Walt Disney World, foi inspirado em um castelo real, na Alemanha, durante uma visita do Walt Disney nas terras do Reino da Baviera? Ao que tudo indica, essa história é verdadeira e todo o encantamento dos reinos da Disney teve como inspiração o endereço mais visitado da Alemanha, o Castelo de Neuschwanstein.

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-16

Contanto um pouco da história

O Castelo de Neuschwanstein começou a ser construído em 1869, a mando do Rei Ludwig II da Baviera (conhecido também como o Rei Louco), baseado nas obras de Ricardo Wagner, que tem suas obras referenciadas em cada canto do castelo. A ideia era construir um palácio em um lugar tranquilo e paradisíaco para passar seus dias de folga, foi quando o Rei Ludwig II então escolheu um local bem próximo da sua antiga casa e onde passara toda infância, o Castelo de Hohenschwangau. O pior é que ele nem chegou a ver “sua obra” finalizada, já que morreu afogado, num lago próximo, antes que ficasse pronta.

Castelo de Neuschwanstein

Como ir de Munique para Füssen/Hohenschwangau

O bate e volta a partir de Munique é possível (a maioria das pessoas fazem e foi o que fizemos), mas há quem prefira dormir na cidade para aproveitar a noite e explorar ainda mais a região, que é muito charmosa.

Füssen e Hohenschwangau, as cidades base para visitar os castelos, ficam a cerca de 130 km de Munique e podemos chegar de carro em uma viagem de 1h40 minutos (com estacionamento por 5 euros no vilarejo de Hohenschwangau) ou de trem e cerca de 2h de viagem, sendo essa última a opção mais comum para os turistas que estão na cidade.

Castelo de Neuschwanstein - Cidade de Füssen

Indo de trem, o melhor deal está no ticket Regio-Ticket Allgäu-Schwaben, que custa 20 euros para uma pessoa e 5 euros extra para cada passageiro adicional, que podem viajar todos com o mesmo e único passe. Ah, importante lembrar que o passe vale para o dia inteiro em trens regionais (Regio), por isso dá para usar tranquilo saindo cedo de Munique e voltando no final do dia.

O bilhete de trem pode ser comprando online ou em qualquer estação de trem de Munique. É possível comprar o Bayern Ticket na hora, em qualquer máquina de auto-atendimento na estação de Munique

Chegando na estação final de Füssen, desembarque e siga em direção ao terminal de ônibus (você vai ver todo mundo indo pra lá) e embarque no ônibus 73 ou 78. Como já tínhamos comprado o Bayern Ticket foi só apresentar ao motorista que não precisamos pagar a passagem. Depois de mais ou menos 10 minutos, você desembarcará em Hohenschwangau/Castles, onde todos os turistas vão descer.

Comprando/Retirando os ingressos

Ticket Center Castelo de Neuschwanstein

Os ingressos para visitar os castelos, de Neuschwanstein e de Hohenschwangau, só podem ser comprados no Ticket Center lá no local, mas é possível agendar a compra pela internet, e só é possível reservar com até 2 dias antes da visita, pagando uma taxa de 1,80 euros (por castelo e por ticket) e vai por mim: faça isso! Nós não tínhamos reservado e foi torturante ver a galera que fez a reserva pela internet indo para uma outra fila mais rápida. Ah e tem isso também, mesmo fazendo a reserva pela internet você tem que passar no Ticket Center para retirar seus ingressos na hora marcada.

Importante: uma vez que você escolheu a hora da visita/ingresso, você tem que comparecer na hora marcada, senão você perde o ingresso e também o dinheiro. Não tem tem chorumelas e nenhuma desculpa é aceita. Não dá pra bobear. 

Chegando até os castelos

Depois de ter chegado na cidade, subido até o Ticket Center para comprar/retirar seus ingressos, agora você precisa subir até os castelos. A dica aqui é para você se programar com folga até a entrada dos castelos, porque ainda tem muita caminhada até a entrada.

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-7

O primeiro castelo que visitamos foi o Castelo de Hohenschwangau, o mais antigo. Subir até ele é mais tranquilo e com uma caminhada leve de 15 minutos você já está lá em cima. O tour é guiado e você conhece o jardim, os aposentos, todas as salas e ainda consegue ver a varanda de onde o Rei Ludwig II ficava observando a construção do outro castelo.

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-5

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-8

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-9

Depois da visita, seguimos para o Castelo de Neuschwanstein (que estava reservado para 2h depois da visita do primeiro castelo). Para subir até o alto da montanha existem algumas opções:

  • Charrete: que custa 6 euros para subir e 3 euros para descer. As filas são imensas e tem relatos de pessoas que ficaram até 2h só esperando na fila para subir com charrete. Valeu, não é pra mim.
  • Ônibus: que custa 1,80 euro para subir e 1 euro para descer. A maneira mais rápida de chegar até lá em cima. Foi a que escolhemos porque estávamos bem atentos com a questão da hora marcada. Nossa ideia era voltar de charrete para ter a experiência.
  • Caminhada: custo zero e leva uns 40 minutos! Como perdemos a charrete na volta.. rs, descemos a pé que, além de ser menos cansativo, era a única opção, até porque pegamos bem o finalzinho do dia (uma das últimas turmas) e não tinha nem ônibus para descer.

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-6

A famosa Marienbrücke

No Castelo de Neuschwanstein, tanto para quem faz o tour ou não, a vista mais bonita do castelo é da Marienbrücke, uma ponte no meio do vale, com uma vista perfeita do castelo. É de lá que é possível tirar uma foto do castelo inteiro, como a foto do início deste post.

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-17

Para quem está subindo para a entrada principal do Neuschwanstein a pé ou de charrete, a Marienbrücke fica a direita. Aqui você vai levar mais uns 10-15 minutos de caminhada, e vale a pena!

O Castelo de Neuschwanstein e a visita

A visita ao Castelo de Neuschwanstein é muito mais do que uma visita de 30 minutos com hora marcada e grupos pequenos. É também uma visita ao castelo mais famoso do mundo e o ponto turístico mais famoso da Alemanha, que recebe cerca de 1,4 milhões de visitantes por ano.

A visita é guiada e há opção de áudio guias em várias línguas, inclusive em português, e segue um percurso padrão. Infelizmente a visita ao interior do castelo não pode ser fotografada, mas sem dúvidas você voltará com várias memórias fotográficas desse lugar incrível.

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-13

Lá dentro você sobe algumas escadarias, conhece os aposentos da realeza, visita também a Sala do Trono (que não tem trono, porque o Rei Ludwig II morreu antes de terminar esse cômodo) e chega a ver até uma gruta, muito realista, dentro de uma das salas – que tem direito até a uma cascata! Reforçando: uma cascata, dentro de casa.

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-11

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-10

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-12

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-15

Quanto custa

Visitando 1 castelo (Neuschwanstein ou Hohenschwangau): 12 euros por pessoa ou 11 euros de tarifa reduzida para estudantes ou pessoas acima de 65 anos. Jovens até 18 anos acompanhados de um adulto não pagam.

Visitando os 2 castelos no mesmo dia (chamado de “King’s Ticket”): 23 euros por pessoa, sendo que a primeira visita é no Hohenschwangau e depois no Neuschwanstein. A tarifa reduzida é 21 euros e também aqui pessoas com 18 anos ou menos acompanhados de aduto não pagam.

Há outras opções de ingressos, inclusive para visitar o Museum of the Bavarian Kings, e você pode conferir aqui.

blog-do-xan-Castelo-de-Neuschwanstein-14

SERVIÇO

Ticket Center Hohenschwangau
Alpseestraße 12
87645 Hohenschwangau

Horário de Funcionamento
Diariamente das 8h às 17h e no inverno, das 9 às 15h30

Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. * Campos obrigatórios.

Você pode usar estas tags HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>