Trancoso: turismo baiano – por Thais Marconatto

A aproximadamente oitocentos quilômetros de Salvador, Trancoso é um dos melhores pontos para dar início à exploração do litoral baiano. Suas diversas opções de hospedagem e gastronomia deu uma fama internacional ao pequeno vilarejo. Exatamente por isso que o conjunto de praias de Trancoso formam um dos destinos baianos mais procurados por pessoas de todo o mundo. Diferente de outros locais mais populares, a cidade mistura com sucesso o hippie e o chique em meio às belezas naturais.

blog-do-xan-guest-post-trancoso-0

         Das mais selvagens às mais agitadas, as praias de Trancoso prometem agradar visitantes de todos os gostos. Mas a pequena cidade também conta com outras atrações: festas, shoppings, bares e restaurantes com a mais tradicional comida baiana podem ser facilmente encontrados no Quadrado. Conheça aqui alguns dos pontos imperdíveis para quem quer passar por Trancoso.

Praias

            Areia branca, águas cristalinas, falésias coloridas e mata nativa: essa combinação dá origem às principais praias de Trancoso. Uma delas é a Itapororoca, que fica ao sul da cidade. Ela é extremamente conhecida pelas piscinas naturais formadas durante a maré baixa. Perfeita para quem quer tranquilidade, a praia é semi deserta e procurada principalmente por surfistas. A quarenta minutos dela está Rio Verde, praticamente o oposto da primeira: agitadíssima, é repleta de gazebos e barracas na beira do mar. Ela recebeu esse nome devido à pequena  lagoa localizada atrás da praia, onde é possível banhar-se em água doce. É nela que se encontram alguns dos clubes de praia mais badalados, como o da pousada Paradise.

            Quem está na região central de Trancoso não pode deixar de conferir a Praia dos Nativos, onde desemboca o Rio Trancoso. Ela fica a apenas mil e duzentos metros do Quadrado, ponto de encontro de quem está no vilarejo. A praia é uma das mais propícias para o banho, tanto pela temperatura quanto pela calmaria das águas. Quem gosta de música eletrônica não pode deixar de conferir as barracas Fly Beach Club e Uxuá. De lá, é possível seguir a pé até a Praia do Rio da Barra, uma das mais tranquilas da região. O mar esverdeado, as falésias vermelhas e a areia clara criam a identidade visual do local. A foz do rio forma piscinas naturais com a variação da maré, onde os visitantes podem tomar banho.

            Outras praias imperdíveis são Itaquema, Coqueiros, Taipe e a famosíssima Praia do Espelho.

Gazebos na Praia do Rio Verde.

Quadrado: a praça São João

             O point central do vilarejo é extremamente charmoso, cercado por casinhas coloridas que costumavam servir de morada para pescadores. Agora, elas dão espaço às mais variadas lojas de grife, restaurantes e pousadas de luxo. O clima rústico da cidadezinha uniu-se com perfeição à modernidade, o que confere um estilo único ao local. Entre os maiores destaques, estão lojas de marcas famosas (como Carmim, Osklen e diversas outras). Já entre as locais, vale a pena conferir a joalheria Cristina Pessoa, que traz pingentes no formato das casinhas coloridas. Quem busca obras de arte e artesanato de artistas locais, não pode deixar de passar pela Galeria Fulô.

            Nas noites de Trancoso, consideradas as mais agitadas do sul da Bahia, é possível ver shows de artistas famosos e ir à algumas das melhores festas da região. As mais badaladas ocorrem na casa noturna Para-Raio.

blog-do-xan-guest-post-trancoso-2

 

Gastronomia

            Os restaurantes de Trancoso seguem a mesma linha: aconchegantes, cheios de estilo e charme. Algumas das melhores opções ficam próximas ao Quadrado ou dentro das próprias pousadas. O restaurante El Gordo é um dos mais indicados, com seu extenso menu de massas, carnes e peixes. Já o Capim Santo é especialista em pescados em geral: filés de peixe, camarões e mariscos dos mais variados tipos podem ser encontrados lá. Um dos quitutes mais pedidos pelos clientes é o badejo com crosta de azeitona preta.

            Fora do Quadrado, existem outras opções igualmente aconchegantes, mas com um preço mais em conta. É o caso do Bar da Costa, que fica na Praia dos Nativos. Em um belo deck cheio de almofadões, os visitantes podem escolher entre diversos pratos compostos, principalmente, por frutos do mar.

blog-do-xan-guest-post-trancoso-3

Hospedagem

            Por ser uma cidade extremamente turística, Trancoso é cheia de pousadas e hotéis para os mais variados gostos e bolsos. Pousadas como Capim Santo e Uxuá ficam mais próximas ao Quadrado. Mas quem prefere ficar perto das praias pode optar pelas casas de luxo da região sul da Bahia. Uma das opções são as famosas Villas de Trancoso em Itapororoca.

blog-do-xan-guest-post-trancoso-4

Este texto pertence a galeria de Guest Post. Quer dividir com a gente a sua viagem? Envie seu texto para guestpost@blogdoxan.com.br.

Comentários

1 comment

  1. 1

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. * Campos obrigatórios.

Você pode usar estas tags HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>