Vai para Paris? Informações para o planejamento

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

DDI: + (33) 1

Informações turísticas em Parishttp://www.parisinfo.com/

Consulado-Geral do Brasil em Paris: O consulado fica na 65, avenue Franklin Roosevelt | 75008 | Paris. Telefone: O consulado não presta qualquer informação por telefone, mas se precisar de algo urgente o telefone da Embaixada Brasileira em Paris é +(33) 01 45 61 63 00. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 13h exceto feriados e distribuição de senhas até às 12h. – E-mail: consulat.cgparis@itamaraty.gov.br | Site: http://cgparis.itamaraty.gov.br/pt-br/

Atendimento ao turista: +(33) 01 42 62 21 21 – Todos os dias das 10h às 19h.

Fuso horário: São 4 horas de diferença do horário oficial de Brasilia, exceto pelo horário de verão. Neste período conta-se 3 horas a mais do horário de Brasília.

Documentos: Não é necessário visto para entrar em Paris e para turismo você deve ir apenas com o passaporte, com o validade de pelo menos 6 meses da data de embarque. Neste caso, você terá um visto de 3 meses.

Quantos dias ficar: 5 dias inteiros é o ideal para conhecer Paris. É uma cidade rica em pontos turísticos e você levará pelo menos um dia inteiro para conhecer o Louvre (é sério)!

Idioma: O francês é a língua oficial de Paris.

QUANDO IR:

A melhor época para visitar Paris são os meses correspondentes a primavera e o outono europeu, ou seja, abril, maio, junho, setembro, outubro e novembro.

Fui em setembro e aproveitei demais. A cidade não estava tão cheia, o clima estava bacana para andar de calça e uma malha fina, mas uma coisa que pegou foram as chuvas. Ficamos 5 dias em Paris, com o tempo meio fechado e somente no último dia estava um calor do nordeste brasileiro, mas aí já estamos indo embora.. haha

COMO CHEGAR:

Avião: Existem voos de São Paulo operados pela Air France, Tam, Condor e KLM que vão direto. As companhias aéreas que também levam, mas fazendo escadas, são TAP Portugal, Ethiopian, Qatar Airways, Emirates, Air Canada, British Airways, Alitalia, United Airlines, Etihad Airways, Turkish Airlines, American Airlines, Us Airways, Delta e Lufthansa. Paris fica a 11h e 5min de São Paulo, se for em voo direto.

Dica: Além de consultar os horário de voos no site das companhias, vale também usar comparadores de preços como SkyscannerDecolar.comSubmarino Viagens e ViajaNet.

Trens: Paris possui seis estações de trem, cada qual com sua estação de metrô e servindo diferentes partes do país e do continente. Gare du Nord é de onde saem os trens para o Norte da França (Lille, 1h), Londres (2h30-3h), via Eurotunnel, e os países ao norte como Bélgica (Bruxelas, 1h20), Holanda (Amsterdã, 4h), Alemanha (norte, Berlim, 7h20, com conexão; Colônia, 4h; Hamburgo, 7h, com conexão) e Escandinávia (Copenhague, 13h, via Hamburgo).

Gare de l’Est fica próxima da Gare du Nord, e, como o nome indica, os trens partem para o leste do país, regiões de Champanhe (Reims, 1h30), Alsácia (Estrasburgo, 5h) e Lorena (Nancy, 3h45; Metz, 4h), e Suíça (Zurique, 6h), Áustria (Viena, 15h) e Luxemburgo (Luxemburgo, 3h), além de outras partes da Alemanha (Munique, 10h). Ambas as estações fazem conexão com as linhas 4 e 5 do metrô e linhas B e D do RER.

Gare d’Austerlitz serve o Vale do Loire (Orléans, 1h; Blois, 1h30), parte da região de Bordeaux (Bordeaux, 3h), Espanha (Barcelona, 8h) e Portugal (Lisboa, 18h).

Trens da Gare de Lyon vão para boa parte do interior francês (incluindo a Côte d’Azur, Nice, 7h; Marselha, 2h50; Grenoble 3h50), Suíça (Berna, 4h45; Genebra, 5h30) e Itália (Veneza, 10h; Roma, 11h30, ambas via Milão). Estas duas últimas estações estão separadas pelo Sena, no canto sudeste da cidade, ambas ligadas às linhas 1, 5 e 10 do metrô, bem como aos RER C (Austerlitz) e A e D (Lyon).

Gare St-Lazare serve trens vindos do Reino Unido pelos ferries, assim como da Normandia (Rouen, 1h10; Caen, 1h40).

Gare de Montparnasse é a mais moderna das estações e serve o oeste (Nantes, 2h20; Le Mans, 1h) e o sudoeste francês (La Rochelle, 3h), além da Espanha (Madri, 14h). Conexão com metrôs 4, 6, 12 e 13.

CÂMBIO

A moeda oficial da França é o Euro. Se você não viajar com alguns Euros (o que é um erro), você pode sacar nos caixas eletrônicos ATM dentro dos aeroportos e estações de trem mesmo.

SEGURO SAÚDE

O seguro saúde é uma novela. Uns dizem ser obrigatório, outros dizem que não, por isso vou abrir um parêntese aqui:

Tratado de Schengen: O Tratado de Schengen é um acordo assinado entre países da Comunidade Européia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Suécia) que determina que todo turista deve possuir um seguro com o valor mínimo de 30 mil euros para a garantia de assistência médica ocasionada por doença ou acidente.

Vai por mim, faça o seu seguro saúde e fique literalmente seguro. Existem várias empresas que oferecem a apólice de seguro por um valor médio de R$200 (considerando 30 dias). Ele é cobrado por dia, então se sua viagem durar menos dias, mais barato ele tende ficar. Fiz o meu pelo Itaú e paguei R$230 para 32 dias. Já li relatos de pessoas que pagaram até 5mil reais por uma assistência no exterior. Ou seja, estando segurado (ele cobre 30 mil euros para assistência médica) você não terá que desembolsar essa grana toda.

SEGURANÇA

Paris é uma cidade segura, com policiamento constante. Há poucos relatos de incidentes graves como assaltos a mão armada, sequestros ou mortes. No entanto, como em qualquer cidade grande do mundo há que se precaver com alguns batedores de carteira que se aproveitam da distração do turista.

“Ah Xan, mas é seguro andar sozinho, pegar metrô, essas coisas?”. Minha resposta é sim, se você for ficar dentro do “pólo turístico” de Paris.

BLOGS DE VIAGEM SOBRE PARIS

Pronto, agora você já tem o básico para programar sua viagem para a cidade mais romântica do mundo. 🙂

Comentários

Você pode gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. * Campos obrigatórios.

Você pode usar estas tags HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>