Buenos Aires bairro a bairro: Puerto Madero
Puerto Madero é atualmente o bairro mais moderno de Buenos Aires. Projetado por Eduardo Madero – por isso o nome do bairro – a ideia inicial era que fosse resolvido o problema de descarregamento dos navios, que antes não conseguiam ancorar, pois o rio não era fundo o suficiente. Anos mais tarde com a modernização dos navios, o porto acabou por ficar obsoleto e também esquecido.
Foi quando na década de 90 o governo conseguiu a proeza de concluir um dos projetos de renovação urbana mais bem sucedidos do mundo, feito em menos de duas décadas e com a ajuda do designer francês Philippe Starck o bairro passou a ser um dos bairros mais modernos da cidade e também um dos metros quadrados mais caros!
Nosso primeiro passeio em Puerto Madero aconteceu a noite, o que já faz você se apaixonar de cara pelo clima do lugar. Já nas docas você encontra inúmeros restaurantes, lojas, bares e escritórios das maiores empresas nacionais e internacionais. E neste primeiro dia fomos conhecer uma das famosas parrillas libres (algo como a nossa churrascaria rodizio aqui no Brasil) e experimentar o que o povo tanto fala do famoso bife de chorizo.
Como não tínhamos nada programado e nem mesmo um restaurante escolhido (burrice nossa!), entramos no Madero, que é um restaurante novo e bem esquema rodízio mesmo. Custa $100 pesos e você se serve a vontade no sistema self service e tem todo o tipo de comida, desde frutos do mar, como churrasco, sushi, e até FEIJOADA (!). É um lugar bacana? É.. mas não eu indicaria não. Pelo mesmo preço você pode comer em outros restaurantes conceituados como Siga La Vaca, Cabaña Las Lilas ou o El Mirasol, que estão todos um ao lado do outro. Saindo do restaurante, fomos caminhar pelo “calçadão”.
Voltamos na manhã seguinte para terminar de conhecer tudo o que envolvia o bairro. Primeiro conhecemos a Puente de La Mujer, uma obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. É uma das cinco pontes que ligam o Madero Leste ao Madero norte, além de ser um dos pontos turísticos mais visitados do bairro.
A uma quadra, na Avenida Juana Manso, fica o Parque Mujeres Argentinas. Um parque pequeno, mas de uma tranquilidade incrível. Muito calmo e silencioso ali você pode ler um livro ou simplesmente não fazer nada que já está valendo.
Nas proximidades estão o Hotel Hilton, o Casino Puerto Madero e o Madero Tango, um dos melhores espetáculos de tango do bairro.
A próxima parada do Blog do Xan será em Palermo e vou contar um pouco do “Central Park/Parque do Ibirapuera” dos portenhos! Até mais. 🙂
Leia também:
Buenos Aires bairro a bairro: Centro
Buenos Aires bairro a bairro: Recoleta
Buenos Aires bairro a bairro: La Boca