Roteiro: minha primeira vez em Madrid, o que conhecer em 1 dia? – Parte 1
Sim, você não leu o título errado.. ficamos apenas 1 dia em Madrid. É corrido? É, mas chegamos bem cedo, às 9h da manhã e passamos a noite por lá mesmo, e como tinha lido que Madrid é “turisticamente” pequena, então optamos por apenas um dia para não ficar com remorso depois..rs e valeu muito a pena.
Agora que já temos todas as informações para visitar Madrid, é só colocar um calçado confortável e bater perna pela cidade. Como estávamos na região da Estação Atocha, atravessamos a Paseo de Sta Maria de la Cabeza e do outro lado da rua já estamos no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, ou simplesmente, Reina Sofia, o mais importante museu de arte moderna espanhol.
Vou abrir um parêntese aqui:
“Eu não era muito ligado a arte antes desse mochilão pela Europa. Por isso quando criamos nosso roteiro incluímos apenas os museus com as obras mais importantes e mundialmente conhecidos, como o Louvre, por exemplo. Mas depois de conhecer a fundo grandes nomes, suas obras e seus legados, com certeza vou considerar mais visitas a museus nas próximas trips” – fecha parêntese.
Como dito acima, não estávamos focados em museus, então não entramos no Reina Sofia. Seguimos para Parque del Retiro, o “parque do Ibirapuera” dos madrilenhos.
O parque é gigante e é lá que você vai encontrar alguns dos principais pontos turísticos de Madrid, como o Palácio de Cristal; que na verdade é uma estufa onde são expostas várias obras de arte contemporâneas. E acredite, esse lago na frente é artificial.
A Fonte do Anjo Caído, de Ricardo Bellver
O magnífico – e gigantesco – Monumento a Afonso XII, onde se pode alugar botes, fazer pique nique e, pelo calor da época, até gente tomando sol de biquíni tinha.
Ahh e foi lá que aconteceu uma das cenas mais inusitadas da viagem. Uma cigana nos parou e pediu para ler a mão da Tati.. a gente não acredita nisso então meio que ignoramos, mas para manter a “boa vizinhança” permitimos que ela nos entregasse uns alecrins e pegou a mão da Tati para ler. Falou todas aquelas baboseiras de emprego, marido (!), crianças e que ela perderia alguém em 4 dias e ela choraria muito.. hahaha (sorry), mas que ela podia amarrar tudo isso por € 20 euros! OH WHAT!? 20 euros comeríamos em ótimos restaurantes.. hahaha e claro que não aceitamos e por fim ela pegou de volta os alegrins (#chateados). Mas consegui essa foto impagável haha.
Voltando ao foco, demos a volta no lago e continuamos caminhando pela Paseo Argentina. Saímos próximo a Porta da Espanha, que na verdade é a entrada do parque.. hehe.
Ali na frente estávamos pensando se valeria a pena ou não fazer o city-tour com o Hop on Hop off (ônibus turístico) e cara, vale muito a pena sim. Ainda mais para nós que estávamos de passagem por apenas 1 dia em Madrid. Ele visita todos os pontos turísticos e você pode subir e descer do ônibus quantas vezes quiser. Vale lembrar que eles passam em um intervalo de 8 a 15 minutos, além de áudio guia com 14 línguas disponíveis – e tem português de Portugal.
No próximo post vou falar da Gran Via, uma das ruas mais importantes de Madrid, do tour pelo Palácio Real de Madrid, a Catedral de Almudena, a concorrida e muvucada Puerta del Sol e sobre estádio Santiago Bernabéu. Acredite, tudo isso em 1 dia. Até mais 😉