Image Alt

Blog

Minha mala foi extraviada, o que fazer?

A viagem inteira está programada, com os passeios agendados, ingressos comprados, hotéis reservados e você espera – no mínimo – que tudo ocorra bem tanto na ida quanto na volta, e é aí que você desembarca no aeroporto, mas a sua mala não (!). O que fazer nesse caso e quais são as responsabilidades das companhias aéreas?

blog-do-xan-mala-extraviada

Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a empresa deve entregar ao passageiro uma nota e/ou comprovante na hora do check-in que será a prova do envio da mala. Depois que sua mala foi despachada, é de responsabilidade da empresa desde o embarque até o desembarque.

No Código de Defesa do Consumidor, no artigo 14º, “O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por sua informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e risco.” Ou seja, perdeu minha mala? Encontre-a. Caso isso ocorra o que você deve fazer é reclamar no balcão da companhia aérea, ainda na sala de desembarque, o mais rápido possível. Se a mala for encontrada pela empresa, ela deve ser devolvida no endereço informado pelo passageiro.

E se minha bagagem estiver danificada?

Não perca tempo: procure a empresa aérea para relatar o fato logo que constatar o problema, durante o desembarque. Preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem – RIB ou faça outra comunicação por escrito e encaminhe à companhia aérea.

Em quanto tempo recebo a indenização?

A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por um período máximo de 30 dias. Após esse períoso, a empresa deverá indenizar o passageiro.

Para vôos nacionais e internacionais, a regra é a mesma?

Não, a reparação de dano nos vôos domésticos obedece aos limites estipulados no Código Brasileiro de Aeronáutica – CBAer. Nos vôos internacionais, obedece às disposições da Convenção de Varsóvia, que restringe a responsabilidade da companhia aérea em US$ 20 por quilo de bagagem extraviada.

blog-do-xan-solucoes-empresas

E você, já teve sua mala extraviada? Compartilhe com a gente sua experiência e como conseguiu resolver esse problemão.

Comentários

Paulista que descobriu que vale a pena economizar um pouco para gastar uma grana viajando. Formado em Propaganda e Marketing, é especialista em Branding, Web Marketing e viajante!

Comentários

  • 29 de setembro de 2013

    Parti de São Paulo para Porto Alegre para um evento, porem minha bagagem foi extraviada me deixando somente com a roupa do corpo, por se tratar de apenas 2 dias de estadia a cia aérea teria alguma obrigação de me fornecer assistência financeira para eu comprar roupas para esse evento?

Poste um Comentário

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

Follow us on