Roteiro: minha primeira vez em Paris – City Tour | Parte 2

Dando continuidade ao post anterior, seguimos pela Av. Montaigne até a Pont de l’Alma, onde atravessamos e fizemos um passeio bacana ao lado do Rio Sena. O que não ajudou muito foi que, nesta hora, caiu uma chuva daquelas, então tivemos que correr e perdemos boa parte da vista sensacional que esse trecho proporciona.

blog-do-xan-rio-sena-paris-franca

Um pouco mais a frente já fica a Pont Alexandre III (meu chará), talvez uma das pontes mais famosas de Paris. Ficou ainda mais conhecida depois que a Adele gravou o clipe Someone Like You onde faz a travessia do Rio Sena. A ponte é decorada com querubins, ninfas e cavalos alados nas extremidades, que termina no Petit Palais, o museu de belas artes parisiense.

blog-do-xan-france-paris-pont-alexandre-III-1

blog-do-xan-france-paris-pont-alexandre-III-2

blog-do-xan-france-paris-pont-alexandre-III-3

blog-do-xan-france-paris-pont-alexandre-III-4

Não chegamos a entrar no Petit Palais – na verdade esperamos um pouco da chuva lá dentro..rs – mas é lá que você encontrará uma coleção permanente (e gratuita) que inclui obras de Delacroix, Toulouse-Lautrec, Courbet, entre outros. Voltamos para a Champs Élysées e seguimos para a Praça da Concórdia, a maior praça da capital francesa, uma das mais famosas e palco de importantes acontecimentos da história da França.

O obelisco egípcio de Luxor, com 3300 anos, situa-se sobre a linha do eixo histórico de Paris que vai do Arco do Triunfo ao Arco de la Défense, passando pelo Jardim das Tulherias e pela Avenida Champs-Élysées.

blog-do-xan-france-paris-praca-concordia

Seguimos pela Rue Royale, uma rua curta, porém importantíssima que liga a Praça da Concórdia a Place de la Madeleine. É aqui que você encontrará a primeira loja da pâtisserie Ladurée, a mais famosa e a promissora na criação dos macarons (o cupcake francês): que nada mais é do que dois suspiros com um recheio cremoso.

blog-do-xan-france-paris-rue-royale

blog-do-xan-france-paris-rue-royale-laduree

Como estávamos com fome, não compramos nossos macarons neste momento e fomos atrás de uma restaurante bacana para comer. Só que não! Achávamos que indo para as ruas laterais, conseguiríamos opções mais baratas, mas fomos na verdade para uma furada, sério.

– Primeiro que na região da Place de la Madeleine não existe opções baratas. Aqui estão lojas como Burberry, Christian Dior Couture, Mochael Kors, Kenzo e Guerlain.

– Segundo, se tivéssemos pesquisado um tiquinho que fosse da culinária francesa, saberíamos que Pot au feu, nada mais é do que um guisado de carne francesa temperado com ervas aromáticas. Nossa Xan, mas parece um prato tão elaboradoNão.

blog-do-xan-france-paris-Pot-au-feu

O prato é servido com sal grosso e mostarda Dijon, e, as vezes, pepino em conserva no vinagre. Depois fui pesquisar a “receita” e descobri que o prato é feito com cortes de carne baratas que precisam cozinhar por um longo tempo. Urgh! Nada contra, mas não me apeteceu. O restaurante que eu não indico é o Le Roi du Pot au Feu, que fica na 34 Rue Vignon. O engraçado que ele tem ótimos elogios na internet. Talvez fosse um mal dia ou somente minha experiência. Mas já aviso, se quiser ir por conta e risco, não fica que não avisei.

blog-do-xan-france-paris-leroidupotauFeu

Beleza, depois da decepção, tínhamos que continuar com o nosso roteiro turístico. Voltamos para Igreja de la Madeleine, igreja católica consagrada a Santa Maria Madalena. Se destaca pela arquitetura em forma de templo clássico grego (alô Percy Jackson). Notável por sua fachada colunata coríntia e as portas de bronze do templo, ilustrada com os Dez Mandamentos. O interior é ricamente decorado com mármore, ouro e belas esculturas, entre os quais o “Batismo de Cristo”.

blog-do-xan-france-paris-le-Madeleine

blog-do-xan-france-paris-le-Madeleine-batismo-cristo

O lugar é incrível, é enorme e vale a visita, além de ser gratuita.

No próximo post continuamos com a nossa terceira e última parte do nosso primeiro dia em Paris. Terá Louvre, Ópera e compras no supermercado parisiense. Jusqu’à ce que le prochain post.

Update: Que já está no ar, aqui.

Comentários

Você pode gostar

2 Comments

  1. 1

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. * Campos obrigatórios.

Você pode usar estas tags HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>