Trinta e dois dias, nove países, treze cidades e um mochilão pela Europa!

É com muita felicidade que venho contar pra vocês um pouco de um sonho antigo e que se tornará realidade a partir de amanhã: vou fazer meu primeiro mochilão pela Europa!

Tudo aconteceu muito rápido. Eu e minha amiga Tati já tínhamos comentado sobre esse nosso sonho e na empolgação de “você tem coragem de ir?” acabamos por fim decidindo ir mesmo!

Devo confessar que é uma viagem bem complexa para se programar, ainda mais quando envolve tantos países, moedas, transportes e culturas diferentes. A essência do Blog do Xan é trocar experiências, por isso vou contar com detalhes como tudo foi organizado.

O roteiro

Li em vários blogs e sites que o tal do pinga-pinga não é legal e pode tornar a viagem cansativa. Em alguns casos você passa mais tempo em trens e aeroportos do que em uma determinada cidade. Mas vocês sabem como é né? Conseguimos estender um pouco mais a quantidade de dias e vamos fazer o seguinte roteiro:

São Paulo -> Portugal -> Espanha -> França -> Reino Unido -> Irlanda -> Bélgica -> Holanda -> República Tcheca -> Itália -> São Paulo

Isso tudo rodando por 32 dias de avião, trem, ônibus e só ficou faltando o barco..rs. De uma coisa eu tenho certeza, assim que sairmos de Roma, vamos chegar em casa mortos na farofa.

Passagens e bilhetes

Depois do roteiro definido começamos a procurar por passagens aéreas baratas. Como nosso primeiro destino será Lisboa (Portugal) e o último Roma (Itália), estávamos atras de um bilhete multi-cidade e que não ficasse muito caro. A melhor opção foi pela TAP, mas só conseguimos uma tarifa bacana porque compramos 5 meses antes da data do embarque.

A dica que eu deixo pra vocês é tentar comprar com a maior antecedência possível. Acesse o Skyscanner, procure sua passagem. Com certeza o site te retornará a opção mais barata, mas não compre pelo Skyscanner. Veja qual a companhia aérea ele te indicará e vá direto no site da companhia procurar a passagem com a mesma especificação. Eles possuem também um aplicativo para iPad sensacional, mas isso vem em um outro post! 😉

Passagens internas

Depois precisávamos definir as passagens internas. Qual seria a melhor opção? Trem? Avião? Barco? Ônibus? Estudar a melhor locomoção foi um carma! Passamos quase 4 meses para decidir qual a melhor opção. Como são muitas passagens, vou preferir entrar nos detalhes no diário de bordo da viagem. Acompanhem.

Hospedagem

Quando decidimos fazer esse mochilão, decidimos entrar no espírito total da viagem! Nada de hoteis bacanas, que eu costumo trazer pro blog (até porque o Euro está muito instável e caro!), por isso ficaremos em alguns hostels (albergues), bed & breakfast (uma espécie de pousada), hoteis mais baratos, mas tudo com muita dignidade..rs.

Sem falar que ficaremos no meu primo, que mora em Londres e também ficaremos na casa de uma amiga na Bélgica. Farei um review de todos os lugares que passarmos, para deixar como fonte de consulta para futuras hospedagens.

Passeios

Em algumas cidades compramos passeios individuais e outras preferimos o “pass” (que é aquele combo que inclui vários museus, transportes, etc). Também vou contar com detalhe no diário de bordo de cada país.

Para a Eurotrip, o Blog do Xan ganhou personalização!

Para entrar no clima da viagem o Blog do Xan ganhou uma personalização bem bacana: um cartão Visa Travel Money exclusivo do blog. Dá só uma olhada:

Eu fiz o cartão personalizado pela Confidence Câmbio. Uma das melhores cotações que encontrei. Eu sempre uso o American Express Global Travel para viagens internacionais, por ser super prático para carregar e fazer consultas. Sem falar que o dinheiro cai na hora como crédito no cartão.

Pela Confidence eu tenho que fazer uma transferência bancária, enviar um e-mail com o comprovante e depois de 24 horas o valor é creditado no cartão – achei meio um saco, mas nada que atrapalhe o uso do cartão.

Você também pode personalizar o seu, com mais de 7 moedas estrangeiras, através do site “Minha viagem, meu cartão“. No hotsite é possível subir uma foto sua, definir as cores do cartão e o nome que deverá ser  impresso.

E é isso pessoal! Estou super ansioso e não vejo a hora de embarcar para essa viagem incrível! Vou tentar postar sobre tudo o que está acontecendo por lá. Ainda não decidi se vou fazer uma espécie de diário de bordo (Dia 1, dia 2, dia 3, etc) ou se por cidade.. hmm estou pensando ainda.

Para acompanhar a viagem em tempo real, me siga no twitter @xan_lima e também pelo Instagram (xanlima) – até Lisboa! 😉

Comentários

Você pode gostar

10 Comments

  1. 1

    Ale, boa viagem! Aproveita demais e posta tudo aqui Josué blog, vou acompanhar!
    Além disto não esquece das dicas, pretendo fazer este roteiro também!
    Beijossss

  2. 2

    Era justamente o que estava procurando. Sou mochileira deste 2005, mas sempre por aqui pelo Brasil e Américas. Sempre carreguei meus dois filhinhos nos meus mochilões – rsrsrs. Nunca tive $$$$ pra encarar Europa, afinal sou só uma professorinha. Só que os meninos cresceram e um deles está estudando na França. Agora é hora de encarar a Europa e o sr. euro e vim no seu blog buscar dicas. Vou lê-lo com muito afinco. E obrigado por compartilhar! Tenho algumas das minhas aventuras no meu site (www.linolica.com.br), mas nada desse porte. Enfim… bora estudar, planejar e 2014 viajar!

  3. 3

    Que legal Lina. Se tiver algo em que eu possa ajuda é só perguntar, ok? Realmente foi uma viagem incrível e já planejo a segunda parte desse mochilão pela Europa!

  4. 4

    Olá, vc pode me ajudar a fazer meu roteiro?? soh vou poder ficar 20 dias, portanto terei que cortar umas das suas cidades rs, quais vc cortaria?? e qual ordem eh melhor? bjoo

  5. 5
  6. 6

    Oi,Alexandre! estou querendo ir para Europa por 25 dias e estava pensando em ir para França,Croacia,Irlanda,Eslovaquia,Austria,Suiça,Hungria…e fazer o trajeto de trem.O que vc me indica,quantos dias ficar em cada pais e quanto tempo gastará de trem de um país a outro.

  7. 7

    Pri, vai depender muito. Depende a sua verba e o quanto quer conhecer de cada cidade. Quais cidades quer visitar? Porque por exemplo, França é enorme, será só Paris? Me manda um e-mail qualquer coisa que te dou um passo a passo: contato@blogdoxan.com.br 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. * Campos obrigatórios.

Você pode usar estas tags HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>